domingo, 18 de outubro de 2009

JANTAR EM CASA DO ANDRÉZINHO

Podemos dizer que em casa do Andrézinho somos sempre muito bem tratados. Juntámo-nos e o resultado foi um belo repasto digno de qualquer apreciador de petiscos. Como entradas serviram-se farinheira com ovos e queijo fresco, directamente da queijaria do André. Refastelámo-nos ainda com amêijoas á Bulhão Pato. Jantou-se entrecosto e lombo de vaca no forno e por fim degustou-se fruta com fondue de chocolate. Digam-lá se não nos tratamos muita bem..?

FARINHEIRA COM OVO MEXIDO

Material:

2 farinheiras
5 ovos
sal qb
1 ramos de salsa
pimenta preta qb
azeite qb

Execução:

Coloca-se um fio de azeite na frigideira.
Tira-se a pele às farinheiras, colocam-se ao lume, mexendo bem até ficarem "desfeitas" e um pouco cozinhadas. Numa tacinha á parte junta-se um pouco de sal e pimenta e a salsa picada aos ovos. Mexe-se bem. Junta-se o preparado à farinheira na frigideira, mexendo energicamente até os ovos ficarem cozinhados. Não deixem os ovos secar muito.

Tempo gasto:

15 minutos

AMÊIJOAS Á BULHÃO-PATO


Já um habitueé da Cozinha 128, vejam a receita aqui.

ENTRECOSTO/LOMBO DE VACA NO FORNO


Material:

1 kg entrecosto
1/2 kg lombo de vaca (porque aqui a je é alergique a carne de porco)
1 cerveja
manteiga qb
pimenta qb
sumo de 2 laranjas
sal qb
colorau qb
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
3 folhas de louro

Execução:

Cortar o entrecosto ás tira ou como se prefereir. Fazer alguns golpes no lombo de vaca.Dispôr num tabuleiro de ir ao forno, temperar com os ingredientes descritos. Envolver bem os temperos e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante 1h30 a 2h.

O melhor amigo:

Batata no forno ou arroz com o molho da carne.

Tempo gasto:

2horas


A sobremesa foi um belo fondue de frutas com chocolate. Não sei o nome do fondue, mas o André diz que se compra em qualquer supermercado, bota-se no micro-ondas 2 ou 3 minutos e está pronto a servir. Nesta foto parece não haver muito chocolate, mas isso era porque estava numa espécie de pot-pourri com uma velinha por baixo, para estar sempre quentinho. Borra-milho!


Acompanhámos toda a nossa refeição com um belo vinho de Palmela da Adega Assis Lobo "Lobo Mau" - Reserva 2004. Servido a 18º, posso vos dizer que é um belo vinho, muito suave e frutado, com pouco gosto a madeira. Tal como eu cá gosto deles!

1 comentário:

Sara disse...

A verdade é que as carnes são o meu ponto fraco, mas eu não tenho muito tempo para ser capaz de cozinhar, então não tanto disso na semana, mas no sábado eu costumo comer esse tipo de coisa restaurantes em moema