sexta-feira, 16 de outubro de 2009

LASANHA DE LEGUMES



Material:

1/2 l. de molho bechamel
2 cenouras
400gr de espinafres
1 cebola
3 dentes de alho
1 beringela
1 lata de tomate em pedaços
folhas de massa para lasanha
cogumelos frescos
pimenta qb
sal qb

Execução:

Verter um pouco do molho bechamel no fundo de uma travessa que possa ir ao forno e forrar com folhas de massa. Ralar as cenouras por cima das folhas da massa colocar os espinafres cortados aos pedaços e temperar com uns alhos picados e um pouco de sal. Dispor ás rodelas por cima dos espinafres a beringela e temperar com um pouco de pimenta preta moída na altura e cobrir com mais folhas de lasanha.
Fazer á parte um refogado com o restante alho e cebola num tacho e juntar o tomate aos pedaços, temperar com sal e pimenta. Coloca-se o refogado em cima da última camada de folhas de massa e cobre-se com a camada de folhas final. Cobrir tudo com o restante molho bechamel e dispor os cogumelos as fatias e lavados por cima. Temperar com pimenta preta moida e levar ao forno pré aquecido a 200Cº por cerca de 40 min.

O melhor amigo:

Pode-se acompanhar com uma salada simples de tomate alface e cebola temperada com oregâos e ervas aromáticas.

Buidas:

Qualquer tinto bom serve pra esta massa. No caso desta acompanhamos com um tinto terras de lava da ilha do Pico nos açores.

Tempo gasto:

1 hora

Isto agora é a gente a falar:

Já experimentei fazer o refogado acrescentando alho françês e substituir os espinafres por nabiças, ou mesmo juntar um pouco de carne se preferirem. É á vontade do freguês.
Pois é já me esquecia, claro que podem por o queijo que gostarem por cima pra gratinar. Nunca me lembro destas partes porque detesto queijo. Mas também fica muito bom sem queijo. Pelo menos ainda ninguém se queixou :)

Sem comentários: