domingo, 25 de abril de 2010

Almoço no M'ar de Ar Hotel - Évora

Não sei se poderei incluir esta review na categoria dos restaurantes que visitamos, uma vez que este almoço foi oferecido no âmbito da Reunião Anual do Grupo de Estudos de Fisiopatologia do Esforço e Reabilitação Cardíaca a que fui este fim de semana, mas achei que o menu foi tão delicado e tipicamente alentejano que gostava de partilhar convosco.


M`AR De AR Aqueduto é o novo hotel de 5 estrelas da cidade de Évora localizado no centro histórico e em pleno coração da zona classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Este hotel surge da adaptação do antigo Palácio dos Sepúlveda, edifício quinhentista do qual conserva uma magnífica capela, os tectos em abóbada e um conjunto de três janelas Manuelinas na fachada principal.
Este hotel boutique, construído segundo os mais modernos conceitos de arquitectura e design contemporâneos, oferece um SPA de 220 m2, 64 quartos, e integra o restaurante Degust`AR onde se pode descobrir uma gastronomia mediterrânica com a assinatura do Chefe António Nobre.
As salas de reunião encontram-se no Palácio e restante conjunto patrimonial, complementado pelas alas do antigo Colégio de São Manços, entre as quais, a antiga capela e zonas contíguas, conferindo-lhe condições especiais para eventos com capacidade até 200 pessoas.
in www.mardearhotels.com

E o hotel é lindíssimo! Acima de certas disponibilidades, mas vale mesmo muito a pena.
O almoço, oferecido pelo Grupo de Estudos foi então o seguinte:

As entradas incluíram pão de azeitonas, pão de passas (óptimo!) e pão caseiro acompanhado de azeite, manteiga e azeitonas verdes.

Creme de espargos verdes com brunesa de presunto. Brunesa é como quem diz "corte em cubinhos pequeninos".

Bochechas de porco alentejano com molho de farinheira acompanhadas de migas de couve-flor com coentros. Mas como a vossa "narradora" é infelizmente alérgica á carne de porco...

... o chef fez o obséquio de me cozinhar um belo robalinho grelhado, que estava delicioso!

Sobre "a"mesa: Encharcada do Convento com sorbet de limão, kiwi e raspas de lima.
Tudo regado com vinho branco e tinto Monte da Perceguina.

Be inspired!

2 comentários:

sandra disse...

adoro! grandes menus! não vos sabia tão cozinheiros :) vou passar a espreitar isto regularmente... (sandra do estrela)

Le Fruit disse...

Hello:) se tiveres algumas receitas tuas com umas fotos a acompanhar, manda que a gente põe aqui.
Beijos