segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PETIT GATEAU


Material:
225 gr de chocolate negro
225 gr de manteiga sem sal
60 gr farinha de trigo
40 gr de maizena
165 gr de açucar em pó
6 ovos

Execução:

Derreter o chocolate com a manteiga aos pedaços em banho maria ou no microondas de forma a homegenizar o chocolate, misturar as duas farinhas numa taça, misturar os ovos com o açucar. Junta-se a farinha aos pouco ao chocolate enquanto se vai mexendo de modo a eliminar todos os grãos. Junta-se depois os ovos com o açucar ao chocolate e mistura-se tudo bem.
Untar umas formas de ir ao forno com manteiga e polvilhar com farinha pra não pegar. levar ao forno pré aquecido a 250Cº e esperar cerca de 5 min. assim que formar uma pequena película cozida no topo retirar e desenformar. Deverá apresentar uma forma cozida por fora e chocolate derretido por dentro. Se necessário ajustar as temperaturas conforme gostarem mais ou o tempo de cozedura.

Tempo gasto:

20 min.

Isto agora é a gente a falar:

Ainda se pode fazer esta receita de muitas outras formas. uma delas que ainda vou experimentar é colocar as formas com o chocolate no congelador, e depois de estarem congeladas irem directamente ao forno pré aquecido a 225Cº por cerca de 20 min. Assim deverão apresentar uma forma mais fofa por fora mas com o dito chocolate derretido por dentro!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

FARFALLE COM CARBONARA E ERVILHAS




Este é um prato copiado de um dos meus chefs preferidos o Jaime Oliveira, mais conhecido por Jamie Oliver. Conhecido por grande invenções na confeção de pratos muito simples e deliciosos com ingredientes basicos mas muito interessantes.


Material:
400gr. de farfalle
1 ovo
100 ml de natas
sal e pimenta preta acabada de moer
150 a 200 gr de bacon fumado cortado em pedaçinhos
3 mancheias de ervilhas frescas ou congeladas
2 ramos de folhas de menta fresca picadas finamente
2 mancheias de queijo parmesão
Execução:
Primeiro que tudo por ao lume uma panela grande com àgua e sal para cozer a massa. Eu gosto também de por um fio de azeite pra massa ficar mais solta mas nem sempre é necessário.
Partir o ovo para uma taça com as natas e misturar o sal e a pimenta.
Por os pedaços de bacon numa frigideira grande e fritar até ficarem dourados e estaladiços.
Quando a massa estiver quase cozida junta as ervilhas por mais 1 minuto e meio, de forma a que não fiquem muito cozinhadas, assim sabem melhor do que desfeitas em papa.
Quando estiverem cozinhadas passar por um escorredor e guardar um pouco da água da cozedura.
Juntar a massa á frigideira com o bacon e a maior parte das folhas de menta e mexer tudo bem. Se a frigideira não for suficientemente grande por tudo num recipiente aquecido.
Agora tem que se juntar por fim a mistura de ovo e natas ao preparado, e o que importa aqui é que a massa não deve estar muito quente para não cozer o ovo. Deve estar quente o suficiente para cozinhar o preparado sem o cozer, como se costuma ver em alguns restaurantes manhosos á beira da estrada em que o ovo vem feito em pedaços cozidos como se fosse ovo mexido com massa! Junta um pouco da agua da cozedura se necessário para envolver o preparado, polvilha com o queijo e o resto das folhas de menta e serve rapidamente.
Buidas:
Um tintol de bom gosto suave vai sempre bem com massas
Tempo gasto:
30 min


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

LOMBO DE VACA NO FORNO COM BATATAS





Material:

1 lombo de vaca com 1kg 1,2kg
4 ou 5 dentes de alho
azeite qb
pimenta preta moida
sal qb
1 c. de sopa de manteiga
1 malagueta
1kg batatas p/ assar
1 molho de salsa
paprika qb

Execução:
Aquecer o azeite num tacho e por os alhos picados e a malagueta, assim que levantar fervura colocar o lombo e dourar de todos os lados. Por o lombo de seguida num tabuleiro de ir ao forno temperar com sal e pimenta regar com a gordura e os alhos que ficaram no tacho dispor por cima uns cubos de manteiga e levar ao forno pré-aquecido a 170Cº por 1h a 1:30h. (eu gosto de faze-lo lentamente a lume brando, fica mais tenro).
As batatas:
Lavar bem as batatas, colocar num tabuleiro de ir ao forno, regar com azeite temperar com sal paprika e alho bem picadinho, por uns cubinhos de manteiga e levar ao forno juntamente com o lombo pelo mesmo periodo ou assim que estiverem assadas. No fim migar o molho de salsa e espalhar por cima.

O melhor amigo:

Pode-se acompanhar com uma salada verde de alface rúcula canónigos etc.
Buidas:
O vinho que foi ao lume foi encostas do enxoé reserva 2005 tinto. Mas no que diz respeito a vinhos já se sabe que um bom tinto...
Tempo gasto:

1:30 h

Isto agora é a gente a falar:

Já experimentaram carne que se desfaz na vossa boca?