quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Restaurante Vallecula - Serra da Estrela


Localizado no centro de Valhelhas, no largo do Pelourinho, o restaurante Vallecula (antigo nome romano de Valhelhas) é um espaço agradável onde a comida é tradicional mas que no entanto reserva surpresas ao palato. Um dos maiores atractivos da região da Serra da Estrela são as suas bonitas e tradicionais aldeias. Na pitoresca aldeia de Valhelhas, numa casa de xisto bem recuperada, vamos encontrar este restaurante (a funcionar desde Julho de 2000) dedicado à confecção de algumas das mais apreciadas especialidades beirãs.O serviço é afável e o proprietário é conhecedor de toda a região e dos requintados sabores. Casa pequena, toda em pedra com muita madeira, com um balcão em frente, que antecede a cozinha, em cima do qual se dispõem peças decorativas.


E cheio de decorações galináceas! Foi extremamente agradável jantar aqui. O ambiente é bem acolhedor e rústico, com música ambiente (de muita classe, por sinal), e embora eu pessoalmente esperasse um restaurante com uma vibração italiana afinal Vallecula é, como referencia este post no lifecooler o "antigo nome romano de Valhelhas". Por acaso não perguntámos, mas ficam já a saber. O serviço foi impecável, foi-nos sugerido um menu de degustação de pratos e sabores regionias acompanhados com um vinho da região, fruto de uma colaboração entre o dono e uma adega que data desde 1999.

Assim, foi nos dado a degustar como entrada, para além do pão caseiro, um delicioso patê de grão de bico e morcela assim como requeijão com cebolinho.


Para primeiro prato foi servida alheira de caça caseira com açorda, que devo dizer saborosíssima, encorpada e muito bem temperada. Seguidamente provámos lombinhos de vaca grelhados, mal passados, mas muito suculentos! Deposi seguiram-se costeletas de borrego grelhadas com alecrim e porco grelhado com rosmaninho. O borrego, apesar de não ser grande apreciadora estava muito bom, mais uma vez muito bem temperado. O porco, lamento, mas terão de pedir opinião a quem o tivesse provado porque quem vos escreve é alérgica a tal tipo de carne e assim não comi tal iguaria, mas garanto-vos e pelas fotografias podem constatar que tinha um aspecto fantástico. A acompanhar este requintado (eheh) repasto deliciámo-nos com um docíssimo puré de maça, arroz de passas e esparregado caseiro.


Contas feitas, eramos 7 pessoas e no total cada um pagou cerca de 14 euros, o que julgo ser bastante simpático, tendo em conta o que comemos em termos de quantidade e qualidade! Foi mesmo muito bom! Recomenda-se!


Restaurante Vallecula
Responsável: Luis Castro e Fernanda Barros
Dia(s) de Encerramento: Segundas
Estacionamento: Sim
Recomendado para grupos: Sim
Especialidades: Entradas: mousse de grão de bico e patê de abóbora para barrar no pão; alheira. Carne de vaca grelhada, com alho; Lombo de porco em ervas aromáticas com batatas guisadas, puré de maçã, grelos e açorda.Sopa de legumes com feijão. bacalhau; Truta; Feijocas estufadinhas com chouriço. Carne de porco; entremeada, lombo e costeleta. Sobremesas:Queijo da Serra de boa cura e o requeijão; Marmelada; Geleia; Leite-creme Doce de abóbora.
Estilo de restaurante: Bom Garfo
Tipo de Restaurante: Regional, Português
Horário de Funcionamento: Das 12:30 ­às 15:00 19:30 às 23:00 horas.

GPS: Google maps

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi por indicação de uma pessoa amiga que fomos almoçar a este restaurante. Superou todas as nossas expectativas! Todos os pratos deliciosos, o ambiente acolhedor, o pessoal simpático. Ficámos com vontade de repetir e recomendamos que visitem!